TRANSTORNOS ALIMENTARES - PARTE II

Chamados de transtornos alimentares (a anorexia e a bulimia são os mais conhecidos), eles fazem o paciente desenvolver uma relação doentia com a comida - ou empanturram-se com até 15 mil calorias em uma única refeição para depois colocar tudo para fora (caso da bulimia) ou ficam dias sem comer (na anorexia).
Os portadores da doença também desenvolvem uma obsessão pela forma física e distorcem a auto-imagem a tal ponto que se sentem gordos mesmo estando com 38 kg. O resultado é a paulatina deterioração física e mental, que começa com sintomas leves como queda dos cabelos até complicações cardiovasculares, renais e endócrinas graves que podem levar a morte (veja o artigo todo).
Educadores, professores, pais devem ter noção dos fatores de risco da Anorexia Nervosa e da Bulimia:- Meninas adolescentes e adultas jovens de classe média e média-alta;- Meninas que aspiraram trabalhar em atividades que privilegiam e enfatizam o estado de magreza do corpo (atores, modelos, bailarinas e desportistas);- Ex- gordas ou com excesso de peso que se tornam obsessivas por práticas freqüente de dietas;- História familiar de transtorno obsessivo-compulsivo;- Baixa auto-estima, expectativa de grandes desempenhos (feitos), perfeccionismo, insegurança no relacionamento social, dificuldade em identificar e expressar sentimentos;
Concomitantemente podem ser traços característicos da personalidade para a Anorexia Nervosa o seguinte: preocupações e cautela em excesso, medo de mudanças, hipersensibilidade e gosto pela ordem;
Para a Bulimia Nervosa esses traços característicos da personalidade seriam: Impulsividade, desorganização, preferência pelo novo, fácil desmotivação, extroversão, preocupação com modismos.
Essa patologia, é significativamente agravada pela valorização desmedida que algumas culturas modernas emprestam à estética corporal, sugerindo à pessoas mais vulneráveis que seria praticamente impossível conciliar a felicidade com uma discreta "barriguinha".
Todos estes Transtornos Alimentares compartilham alguns sintomas em comum, tais como, desejar uma imagem corporal perfeita e favorecer uma distorção da realidade diante do espelho. Isto ocorre porque, nas últimas décadas, ser fisicamente perfeito tem se convertido num dos objetivos principais (e estupidamente frívolos) das sociedades desenvolvidas. É uma meta imposta por novos modelos de vida, nos quais o aspecto físico parece ser o único sinônimo válido de êxito, felicidade e, inclusive, saúde.
Em países desenvolvidos, 93% das mulheres e 82 % dos homens entrevistados estão preocupados com sua aparência e trabalham para melhorá-la. De um modo geral, desejar ardentemente ter uma imagem corporal perfeita não implica sofrer de alguma transtorno emocional, porém as possibilidades de que esta apareça é fortemente aumentada. É na adolescência, quando a personalidade ainda não está plenamente configurada, que este tipo de obsessão se converte num pesadelo, agravado pelos modelos de perfeição e beleza que os meios de comunicação enfática e constantemente transmitem. Os jovens se sentem na obrigação de ter corpos perfeitos, extremamente "saudáveis", ainda que para tal se sacrifique a saúde e seu bem estar







5 Comments:
Bom Dia Meninas!!!!! a segunda parte da série especial sobre transtornos alimentares já está aqui prontinha esperando os comentários e as sugestões de vocês!! a idéia desses posts partiu de uma esposa de militar aqui de Mato Grosso do sul que de vez em quando visita o blog mas não gosta de comentar, ela é muito tímida!! um ótimo fim de semana a todas!!!!!
eu sou meio afixionada c minha barriguinha. mas ao mesmo tempo não consigo largar mão de comer o que gosto, sabe? mas hj to me reeducando. meu namorado enche meu prato de matinho e apesar deu me sentir uma vaquinha com tanto verde para comer, to aprendendo... e gostando até. se bem que uma torta de chocolate com muita calda quente e três bolonas de sorvete em cima é bem mais gostoso né? :)
Acho o bom mesmo é fazer uma dieta desintoxicante de 15 em 15 dias!
Meu moreco mesmo, reclaam aà beça se todo fds eu comer hamburguer e etc... acha q eu deveria optar por cosias mais saudáveis nem q fosse alternando fds.
Até pq se eu fizer dieta pra emagrecer, to lascada, vou sumir!rs
Caraca!
Só tema polêmico... meu deus, acabei de sair da seção comportamento.. ABORTO, agora chego aqui pra uma visitinha rápida... ANOREXIA!!! hahahah o bixo tá pegando...
Excelente matéria... tenho certeza que irá ajudar a muitas pessoas... felizmente eu naum sofro desse mal... mas tenho amigas que já sofreram e hj tem acompanhamento médico e superam essa fase!!!
MENINAS VISITEM A SEÇÃO DE CASAMENTO, UMA LINDA HISTÓRIA DE AMOR... VCS VÃOS E EMOCIONAR!!!
Bjos, Nine.
Eh meninas as editorias estão pegando no nosso pé..hihihihi
bjinhusssssssss
Postar um comentário
<< Home